FANDOM

Esta seção contém informações sobre a organização de lançamento e a colocação cronológica. Consulte ' ' História da Timeline ' ' para obter informações específicas sobre a história.

Monogatari Series consiste em uma linha do tempo complicado, tanto em termos de ordem de lançamento dos romances leves e anime, bem como cronologicamente. Existem cinco principais "estações" em que as adaptações dos livros/animes são organizados: primeira temporada, segunda temporada, temporada final, temporada Extra, e temporada monster.

Primeira temporada consiste nos livros/animes cours: Bakemonogatari e Nisemonogatari, juntamente com Nekomonogatari Black. Kizumonogatari, originalmente o segundo livro lançado da série Light Novel, foi anunciado como um filme de anime em 2012, mas foi colocado em um hiato até 2015, quando o filme tinha finalmente devolvido para ser lançado como uma trilogia de filmes a partir de janeiro de 2016 e terminar um ano depois.

Segunda temporada consiste de cinco andares total sendo Nekomonogatari White, Kabukimonogatari, Hanamonogatari, Otorimonogatari, Onimonogatari, e Koimonogatari. Enquanto a primeira temporada consiste de dois livros com dois volumes e outros dois livros com apenas um volume cada, segunda temporada consiste de apenas um volume, um arco/livros. Como tal, a adaptação anime, Monogatari Series Second Season consiste de todos os cinco livros, exceto Hanamonogatari que foi posteriormente liberado separadamente.

Temporada final consiste em Tsukimonogatari, Koyomimonogatari, Owarimonogatari, e por último Zokuowarimonogatari. Esta temporada conclui o primeiro arco de história principal da série. Em termos de anime, a temporada final atualmente consiste de outra adaptação do livro único arco com Tsukimonogatari, outra adaptação de compilação com Owarimonogatari contendo seus dois primeiros volumes, uma série Ova adaptação de Koyomimonogatari que foi distribuído em um app do mesmo nome no Japão, e a adaptação do terceiro e último volume de Owarimonogatari que lançou como um especial de dois dias. Zokuowarimonogatari ainda tem que ter uma adaptação anime oficialmente anunciado. Kizumonogatari trilogia de filmes poderia também de uma forma ser considerado uma parte da temporada final na série/anime devido ao seu tempo de lançamento e títulos originais, embora Kizumonogatari como um todo é tecnicamente supostamente para ser agrupado com a primeira temporada como com a luz série novel.

Temporada Extra consiste em histórias adicionais que ocorrem após a temporada final e em toda a Timeline da série com Orokamonogatari, Wazamonogatari, Nademonogatari, e Musubimonogatari. A maioria dessas histórias preenchem as lacunas e configuram a próxima temporada. Nenhuma adaptação anime foi oficialmente anunciada ainda, embora uma fonte da Aniplex sugere que uma adaptação está em andamento.

Temporada Monster consiste em ainda mais histórias até agora com Shinobumonogatari. Todo o resto da temporada foi esboçado para ter Yoimonogatari, Amarimonogatari, Ougimonogatari, e Shinomonogatari liberação dentro dos próximos anos. Até agora, parece que estes vão continuar a história em um novo arco de história principal. Nenhuma adaptação anime foram anunciados para ele até agora.

Uma infinidade de contos também foram liberados, embora pareça improvável que eles serão adaptados em anime.

Kizumonogatari, Bakemonogatari e Nisemonogatari são atualmente os únicos romances de Light Novel oficialmente lançados em inglês. Nekomonogatari Black está programado para um lançamento de novembro de 2017, enquanto Nekomonogatari White e Kabukimonogatari estão atualmente a ser lançados em Janeiro e abril de 2018, respectivamente. Apenas algumas partes da série são totalmente traduzidos online.

Que ordem devo assistir/ler?Editar

Ambos devido a complicações em ordens de lançamento e meta narrativa história dizendo, há várias ordens viáveis para experimentar a série em. Todos têm seus prós e contras, por isso cabe a você decidir o que soa como a melhor opção para você.

Note que a partir do momento de escrever este artigo:

  1. A terceira parte da Trilogia dos Filmes Kizumonogatari ainda não está prontamente disponível para assistir legalmente fora do Japão.
  2. As adaptações do anime de Zokuowarimonogatari e além não foram oficialmente anunciadas.
  3. Somente os livros: Kizumonogatari, Bakemonogatari, e Nisemonogatari foram oficialmente lançados em inglês até agora.

O seguinte fornece informações sobre as ordens mais comuns e oficiais. Alguns marcações têm ordens adicionais com colocações subjetivas baseadas que não são incluídas.

Ordem de lançamento do AnimeEditar

Por muito tempo, esta era a régua da ordem para os observadores do anime somente (e a comunidade de fala inglesa inteira) porque era na maior parte a única ordem possível para cada grupo. Com Kizumonogatari sendo ignorado temporariamente e nenhuma tradução oficial inglês para a série que chega até 2015, esta é geralmente a ordem mais longa no tempo os fãs de língua inglesa têm experimentado a série.

Enquanto há algumas outras remodelações na meta narrativa, a maior diferença com esta ordem é que ele apresenta Kizumonogatari como uma parte misteriosa falta da história a ser antecipada mais tarde na série pouco antes do final da história principal. Enquanto muitos não têm um problema com isso, alguns podem argumentar que deixa muitas perguntas sem resposta que são respondidas tarde demais na série.

Geralmente, vá esta ordem se você quer experimentar a série como a maioria de leitores, têm e ou querem ver como a produção mudou e melhorou sobre os anos com cada parcela na adaptação do anime.

First Season Editar

  1. Bakemonogatari 
  2. Nisemonogatari (2012)
  3. Nekomonogatari Black (2012)

Second Season Editar

  1. Monogatari Series Second Season (2013)
  2. Hanamonogatari (2014)

Temporada Final Editar

  1. Tsukimonogatari (2014)
  2. Owarimonogatari (2015)
  3. Koyomimonogatari (2016)
  4. Kizumonogatari Part 1: Tekketsu (2016)
  5. Kizumonogatari Part 2: Nekketsu (2016)
  6. Kizumonogatari Part 3: Reiketsu (2017)
  7. Owarimonogatari (Part 2) (2017)
  8. Zokuowarimonogatari (TBA)

Temporada Extra Editar

  1. Orokamonogatari (TBA)
  2. Wazamonogatari (TBA)
  3. Nademonogatari (TBA)
  4. Musubimonogatari (TBA)

Temporada Monster Editar

  1. Shinobumonogatari (TBA)
  2. Yoimonogatari (TBA)
  3. Amarimonogatari (TBA)
  4. Ougimonogatari (TBA)
  5. Shinomonogatari (TBA)

Light Novel Ordem de LançamentoEditar

Esta é a ordem completamente original em que as histórias foram lançadas pelo autor Nisio Isin. Ao contrário da ordem da liberação do anime, todos os novels estão na colocação cronológica são inteiramente intencional para a narrativa.

Percorrer esta rota se você quiser experimentar a história como era originalmente pretendida, ao custo de perder o mistério e o elemento de antecipação de Kizumonogatari, entre outras pequenas diferenças na meta narrativa.

= Primeira temporadaEditar

  1. Bakemonogatari (2006)
  2. Kizumonogatari (2008)
  3. Nisemonogatari (2008-2009)
  4. Nekomonogatari (Black) (2010)

Segunda temporadaEditar

  1. Nekomonogatari (White) (2010)
  2. Kabukimonogatari (2010)
  3. Hanamonogatari (2011)
  4. Otorimonogatari (2011)
  5. Onimonogatari (2011)
  6. Koimonogatari (2011)

Temporada finalEditar

  1. Tsukimonogatari (2012)
  2. Koyomimonogatari (2013)
  3. Owarimonogatari (2013-2014)
  4. Zokuowarimonogatari (2014)

Temporada Extra=Editar

  1. Orokamonogatari (2015)
  2. Wazamonogatari (2016)
  3. Nademonogatari (2016)
  4. Musubimonogatari (2017)

Temporada MonsterEditar

  1. Shinobumonogatari (2017)
  2. Yoimonogatari (TBA)
  3. Amarimonogatari (TBA)
  4. Ougimonogatari (TBA)
  5. Shinomonogatari (TBA)

Português Light Novel em ordem de lançamento/"Kizumonogatari" Primeira Ordem Editar

Isto é menos de uma ordem e mais de um ajuste menor aos dois anteriores. Autor Nisio Isin reivindicações nos autores nota do romance que ele acha que Kizumonogatari pode vir antes de Bakemonogatari, por isso, se você gostaria de experimentá-lo primeiro e, em seguida, proceder com uma das ordens previamente mencionadas, é outra opção viável.

O lançamento oficial em Português dos romances lançou desta forma e até agora seguiu a ordem de lançamento do anime para as peças de processo.

Ordem Cronológica Editar

Esta ordem elimina a maioria dos elementos meta narrativa em favor de uma história linear e contínua. Outra opção na sua maioria viável, mas a maioria recomenda-lo para rewatching/reler, em vez de uma visualização pela primeira vez. É também a ordem menos acessível, uma vez que requer o espectador a saltar para trás e para frente entre o anime Cours e romances em alguns lugares, em vez de terminar cada um ao mesmo tempo. Alguns materiais ainda não foram adaptados ou traduzidos também.

O Koyomimonogatari histórias curtas não são incluídas na lista, consulte o Visual abaixo para posicionamento. Note-se que estes arcos Koyomimonogatari são principalmente estimativas ásperas como a maioria parece ter lugar durante ou entre certos arcos e episódios série anime, tornando-se difícil encaixá-los em uma lista linear. Um espectador dedicado pode precisar de tentar e identificar exatamente quais episódios para assistir os shorts Koyomimonogatari no meio, que é outra razão esta ordem é mais adequado para um rewatch.

Mesmo se você não assistir cronologicamente, A colocação cronológica deve ser mantida em mente durante as vistas tradicionais.

  1. Wazamonogatari (Acerola Bon apetite)
  2. Kizumonogatari
  3. Nekomonogatari (Black)
  4. Bakemonogatari
  5. Nisemonogatari
  6. Kabukimonogatari
  7. Onimonogatari
  8. Owarimonogatari Vol. 2
  9. Nekomonogatari (White) (ocorre simultaneamente com Onimonogatari e Owarimonogatari Vol. 2)
  10. Owarimonogatari Vol. 1
  11. Wazamonogatari (Tsubasa Sleeping)
  12. Orokamonogatari (Fiasco de Sodachi)
  13. Otorimonogatari (ocorre em torno do mesmo tempo como Tsubasa Sleeping and Fiasco de Sodachi)
  14. Koimonogatari
  15. Tsukimonogatari
  16. Owarimonogatari Vol. 3
  17. Zokuowarimonogatari
  18. Hanamonogatari
  19. Shinobumonogatari
  20. Wazamonogatari (Karen ogro)
  21. Orokamonogatari (Suruga cabeçudo)
  22. Orokamonogatari (Tsukihi)
  23. Nademonogatari
  24. Musubimonogatari

Visual gráficoEditar

Anime Timeline em InglêsEditar

Monogatari Series Chronology August 29, 2017 (Anime-Only)

Clique para ampliar

Timeline da SerieEditar

Timeline Sept 2017

(Clique para ampliar)

Timeline of Mayoi Jiangshi Shinobu Time Shinobu Mail and Nekomono Shiro-0

Clique para ampliar

Timeline do Anime em PortuguêsEditar

Watchguideslider

Clique para Ampliar

Informações importantes para saber antes de assistir/lerEditar

  • Bakemonogatari consiste em 15 episódios, mas a maioria dos sites de streaming legal só tem 12. Isto é porque os últimos 3 episódios foram originalmente lançados online no Japão e não na televisão. Ao lado da Amazon Anime Strike Service, a única maneira de ver legalmente estes episódios é através da versão oficial Blu-Ray.
  • Koyomimonogatari não está atualmente oficialmente disponível fora do Japão. Não há meios legais para vê-lo em Portugês ainda, mas um oficialmente em um país norte-americano a versão Blu-Ray está chegando em dezembro.
  • Os filmes Kizumonogatari estão atualmente apenas legalmente disponíveis através do inglês oficial Blu-Ray releases. Não existem sites de streaming legal que os caracterizam.
  • Tenha em mente que esta série atua como um quebra-cabeça em termos de arcos de ordem são experientes. Não seja expulso da guarda por ordem cronológica. A menos que você escolha essa rota, arcos são feitos para ser experimentado de forma embaralhada.
  • Cada anime Cour é meramente uma adaptação de um romance, não necessariamente a sua própria "temporada". Como tal, Cours com vários volumes, como Bakemonogatari ou Owarimonogatari contêm vários arcos e um grande número de episódios, enquanto o único volume Cours como Nekomonogatari Black ou Tsukimonogatari têm uma pequena quantidade de episódios e apenas um arco. O anime Cour conhecido como Monogatari Series Second Season é único em que é um volume de compilação Cour que consiste de apenas um arco volumes e não é nomeado após um livro específico.
  • Apesar de todos os arcos na segunda temporada, exceto Hanamonogatari são tipicamente agrupados em um Cour conhecido como Monogatari Series Second Season, o Western Blu-Rays têm versões separadas para cada arco.
  • Uma compilação de Kabukimonogatari, Onimonogatari, e Owarimonogatari Vol 2 nessa ordem ocorre ao mesmo tempo que todo o arco Nekomonogatari Shiro. Os três arcos são contados como flashbacks durante as datas posteriores.
  • Koyomimonogatari consiste em histórias do lado curto que são principalmente sem importância para a história principal, além dos últimos 2 episódios que cronologicamente procedem em Owarimonogatari Vol.3

Predefinição:CLR

Ver tambémEditar